Nesta página são apresentados mais detalhes sobre o LEM.

Apresentação

Um dos objetivos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é desenvolver e difundir atividades e sistemas para o ensino de Matemática nos quais os alunos aprendam Matemática fazendo-a e usando os sistemas computacionais como ferramenta catalisadora deste processo.

O LEM tem como público alvo principal os professores de Matemática dos ensinos fundamental e médio, mas também outros interessados no ensino e na aprendizagem de Matemática. Em relação aos professores de Matemática os objetivos do LEM podem ser resumidos em três pontos: desenvolver/difundir uma metodologia de ensino de Matemática que permita uma participação ativa dos aluno no processo de aprendizagem; utilizar os computadores como ferramenta efetiva neste processo; e propiciar aos professores de Matemática uma reciclagem em diversos tópicos de Matemática, assim com o aprendizado/aprimoramento no uso de ferramentas computacionais.

A idéia central do método empregado é que as atividades incentivem os alunos a descobrirem, eles próprios, relações e propriedades matemáticas (desconhecidas por eles até então). Para isso, podemos destacar como pontos de apoio principais: a resolução de problemas e o uso do computador como "facilitador".
Em outras palavras: o aluno será incentivado a trilhar os passos que um matemático segue em sua busca por novos resultados, tendo a oportunidade de descobrir na prática como "funciona" a Matemática e de sentir o prazer das descobertas intelectuais.

O papel do computador neste processo é ser um catalisador, permitindo maior agilidade nas atividades de pesquisa dos alunos. Para isso é necessário selecionar sistemas computacionais que sejam mais adequados às atividades propostas e que efetivamente auxiliem os alunos em suas pesquisas.

A difusão da metodologia se dá por meio de cursos, estruturados a partir de problemas-desafios, destinados aos professores de Matemática. Até 2003 estes cursos eram oferecidos em 3 períodos do ano, em janeiro/fevereiro dentro do programa de Verão do IME, em março/junho e em agosto/novembro. Entretanto desde 2004 os cursos passaram a ser oferecidos de modo regular apenas dentro do programa de Verão.

Os cursos oferecidos aos professores são todos apostilados, na medida do possível auto-contidos (procurando definir todos os conceitos envolvidos) e em uma linguagem acessível ao professor, de modo a não apenas servir de guia às aulas desses, bem como sanar eventuais dúvidas. A principal ferramenta de apoio utilizada nos cursos será o computador, que servirá como uma bancada de testes para o aluno procurar (fase de conjecturas) e testar relações (fase de demonstrações ou apresentação de contra-exemplos). Em alguns casos, como visualização de gráficos de funções, esta bancada pode ser muito mais eficiente que a utilização lápis, papel, calculadora e eventualmente régua.

Para apoiar estas atividades e possibilitar sua difusão, o LEM tem sido desenvolvidos vários sistemas computacionais, sendo que a maioria pode ser utilizada em ambientes Web. Todos os sistemas aqui desenvolvidos podem ser obtidos gratuitamente a partir do sítio do iMática.

Ressaltamos porém que, comprometendo principalmente a velocidade e o dinamismo destas atividades, o método (deixar o aluno descobrir a Matemática) poderá ser aproveitada em aulas sem o uso de computador.

Sobre atualização das páginas:
07/10/2009: novo layout
22/06/1999: novo layout
22/05/1997: primeira versão da página